segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ESCOLHA DE CANDIDATURAS E DEMANDAS DAS CIDADES

Resultado de imagem para ELEIÇÕES E OS PROBLEMAS DAS CIDADES
Fonte: Google


Vive-se a repetição do período preparatório para o exercício da cidadania pelo voto. Trata-se de um momento apropriado para os munícipes conhecerem os planos e propostas das gestões a serem desenvolvidas pelos/as candidatos/as a vereador/a e prefeito/a, na hipótese de se elegerem para os respectivos cargos.

Percebe-se que nos períodos eleitorais as demandas das cidades são revisitadas ao mesmo tempo pelos moradores/as e candidatos/as. E não raro, o momento é usado para relembrar as falhas e/ou eficiências dos serviços públicos à cidade enquanto espaço de vida das pessoas tanto pelos pretendentes à releição como a primeira eleição.

Nesta ocasião costuma haver também desabafos de eleitores/as insatisfeitos/as com aqueles/as candidatos/as que pretendem a reeleição e, eventualmente, não cumpriram alguma promessa ou plano de trabalho da campanha anterior. 

Mas, também estão presentes atitudes de elogio e reconhecimento pelo cumprimento adequado das funções executivas, legislativas, assim como empresarial, social, comunitária etc., desempenhadas por eles, conforme o caso.

Vale registrar que, geralmente, as candidaturas novas exigem mais trabalho de divulgação e contato popular dos seus detentores por meio de publicidade legalmente permitida. Ou também pelo uso da “saliva e sola de sapato” durante o "corpo a corpo" com os/as possíveis eleitores/as. Tudo isso para lembrar ou convencer o/a eleitor/a dos motivos pelos quais elas merecem o seu voto.

Sabe-se que o desempenho eleitoral nas urnas depende, entre outras, de condicionantes como:

1) credibilidade passada pelos candidatos novatos e/ou experientes na vida política;
2) convencimento das abordagens de suas teses de governo através de meios de comunicação e/ou nas ruas;
3) atos políticos junto aos eleitores individuais ou aos grupos familiares;
4)parcerias com as lideranças comunitárias. 

E da escolha de uma candidatura pelos/as eleitores/as se concretiza, ou não, o atendimento das demandas das cidades. Entre elas citam-se:

1) aplicação eficiente do orçamento público;
2) melhoria da infraestrutura;
3) disponibilidade e funcionamento adequado dos equipamentos sociais e de lazer;
4) qualidade dos serviços públicos (educação, saúde, limpeza, assistência social, moradia etc.) e, por efeito, da vida urbana.

SAIBA MAIS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário