sábado, 14 de janeiro de 2017

UTILIZAÇÃO DE DRONES NA GEOGRAFIA

Resultado de imagem para OS DRONES NA GEOGRAFIA URBANA
Fonte:Google

Os Veículos Aéreos Não Tripulados são mais conhecidos por VANT ou “drones”. Trata-se de equipamentos movidos a recursos da informática e da eletrônica, construídos no formato de um pequeno avião pilotado por controle remoto. 

Sua utilização tem aplicações em vários ramos científicos e profissionais, sobretudo na Geografia, para a coleta de dados de cadastramento e mapeamento de trechos do espaço geográfico.

Os dados, na configuração de fotografia digital, obtidos por meio dos VANT's são úteis, por exemplo, para o acompanhamento da implantação de infraestruturas de uso e ocupação do solo urbano.

Também são apropriados para a detecção de conflitos viários, deficiências e gargalos de mobilidade nos sistemas de circulação viária, assim como, a evolução de cultivos de produtos agrícolas. 

Como não bastasse os VANT's são fundamentais para diagnosticar as condições de conservação do solo, desmatamento, levantamentos topográficos, w ocupações irregulares de áreas de proteção permanentes. Assim como podem agilizar a obtenção de imagens sobre a conformação de aglomerações de edificações habitacionais rústicas (favelas), o levantamento de dados para a regularização fundiária entre outros.

De acordo com a literatura sobre o tema os VANT’s teriam sido utilizados inicialmente para fins militares e também para geração de dados fotográficos para os profissionais dedicados à publicidade e propaganda. 

Ressalta-se que geógrafos estão entre os profissionais que têm utilizado tais veículos para obter dados das realidades sócio espaciais do desenvolvimento urbano, dos fenômenos naturais e tecnológicos. 

Essa nova tecnologia aeroespacial também tem sido imprescindível aos geógrafos que atuam nas atividades de acompanhamento, implantação ou adequação de infraestruturas de obras e serviços públicos e particulares, urbanos e rurais.

Constata-se que é inegável a sua importância para os diversos profissionais, em particular os das geociências, na prestação de serviços ao setor público e privado e seus benefícios à sociedade. No entanto, a aplicação dos VANT’s, em sua plenitude, ainda depende da aprovação de normas próprias que poderá ocorrer em 2017.

Saiba mais:


2 comentários: