quarta-feira, 9 de novembro de 2016

VITÓRIA DO ESTADUNIDENSE TRUMP PELA ÊNFASE AO LUGAR

Resultado de imagem para ESTADOS UNIDOS COM TRUMP
Fonte: Google

As categorias de análise dos fatos oferecidas pela Geografia permitem inferir que o fenômeno da vitória do candidato republicano Donald Trump,nos Estados Unidos da América - EUA, se relaciona com os conceitos geográficos de Território e Lugar. 
O primeiro conceito trata de um espaço delimitado por fronteiras visíveis ou não a partir de uma ideia, por exemplo, de poder e/ou controle por um determinado grupo de interesse. E o segundo tem relação com a percepção do espaço de forma peculiar, ou seja, com a sua caracterização a partir de valores culturais específicos em que predominam aspectos ligados à afetividade dos seus habitantes.
Essas premissas inseridas as categorias Território e Lugar de alguma forma fizeram parte das teses recentes de Trump. Em sua campanha eleitoral destacou, sobretudo, os valores e as estratégias culturais, socioeconômicas e políticas das populações tradicionais e dos grupos conservadores na defesa do território enquanto espaço nacional. 
Resumidamente, a fundamentação das teses pareceu defender um atuação autônoma, ou menos dependente e de maior proeminência dos EUA nas relações internas e internacionais a partir de recursos territoriais e afetivos próprios de seu povo.
A eclosão desse fenômeno pode indicar que se está diante da sobreposição do local sobre o global como motivação para reestruturar a convivência geopolítica entre as nações, visto que algo parecido ocorreu com o plebicito da separação do Reino Unido da União Européia.
Vale dizer que o tema é complexo e merece o aprofundamento do seu conhecimento para a compreensão seus possíveis desdobramentos em escala local e mundial.

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário