quarta-feira, 7 de setembro de 2016

(IN) DEPENDÊNCIA DO BRASIL


Resultado de imagem para o significado do dia 7 de setembro
Fonte: Google


Para relembrar cumpre dizer que o dia 7 de setembro comemorado hoje refere-se à data da separação política do Brasil de seu colonizador (Portugal) que, em verdade, apenas trocou a Colônia pela Monarquia porque o governo continuou o mesmo, ou seja, com o português D. Pedro I. 

Na Monarquia também se manteve a escravidão apesar de a Constituição da época ter caráter liberal, cujo fato comprova uma realidade que permanece até hoje: em muitos casos as leis ditam uma coisa e a prática outra. Neste particular são exemplares as seguintes frases: “todo o poder emana do povo”, “todos são iguais perante a lei” (GOMES, 2016).
Diante disto a data é oportuna para exercitar-se a reflexão sobre a necessidade de rever os valores éticos, morais e cívicos da sociedade brasileira herdados do passado que tenham contribuído com a inadequação da letra da lei à prática social e vice-versa.

Também se faz necessário considerar nesta reflexão o processo de mudanças comportamentais, para melhor, vivido pelo Brasil nas últimas décadas, apesar de, ao mesmo tempo, ter ocorrido retrocessos políticos, econômicos e de gestão pontuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário