domingo, 30 de outubro de 2016

FUNÇÃO URBANA E GESTÃO DAS CIDADES

Resultado de imagem para imagens de função urbana
Fonte: Google

Desde 1870 a Geografia vem produzindo estudos e pesquisas, assim como definindo conceitos sobre as cidades, tendo, portanto, uma longa tradição em trabalhar os seus saberes e fazeres nessa área temática.

Já naquela época um dos maiores geógrafos de todos os tempos, o alemão Ratzel (1844-1904), definia a cidade como “uma aglomeração densa de homens e casas, cobrindo um espaço de notável extensão, situada nos nós de estradas importantes”. 

Logicamente essa referência de Ratzel aos nós de estradas resulta de seu entendimento histórico de que as cidades se iniciavam ao longo de vias de comunicação implantadas pelas caravanas de comerciantes muito comuns naquela época.

No entanto, há muito tempo o espaço urbano, ou seja, o espaço das cidades deixou de se vincular às concepções geométricas utilizadas por alguns ramos científicos que estudavam seus problemas. 

Doravante o vínculo se firmou nos aspectos relacionados às funcionalidades das cidades, à dinâmica oriunda do modo de produção e consumo de bens duráveis, ou não, existente no seu interior e impulsionado pelo sistema capitalista.

Desse modo o espaço urbano passou a ser analisado como um espaço geográfico de caráter econômico, social e ambiental, cujo conhecimento dependia das ferramentas fornecidas principalmente pela ciência geográfica. 

Na atualidade a Geografia está entre os ramos científicos que mais produzem estudos e soluções para as cidades sobre os mais diferentes enfoques.

Nesse sentido registra-se neste artigo a importância de se conhecer o significado da palavra função urbana (leia abaixo) para a gestão das cidades. E todo gestor de cidade deveria ser sabatinado pelas populações que lidera quanto ao seu conhecimento sobre esse termo tão caro, principalmente à geografia urbana.

Fonte: Google 

E por quê? Simplesmente porque não é possível dirigir com eficiência as cidades sem planejar as ações e apropriar o orçamento público de que depende com suas receitas e despesas.

O êxito do planejamento requer que se inicie no estudo e na definição da função urbana da cidade, ou seja, deve-se perguntar qual o papel da cidade em si e na região de sua influência?

A resposta a essa pergunta é que vai determinar as ações e metas do plano, pois, uma cidade de função metalúrgica tem demandas diferentes daquelas de uma cidade turística. Esta, por sua vez, tem necessidades diferentes das cidades respectivamente rural, comercial, cultural, ou religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário