quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SOLUÇÃO PARA ENTULHO

O entulho de construção é o nome popular atribuído ao resíduo de construção e demolição de casas, prédios incluindo reformas em geral, também conhecido no meio técnico pela sigla RCD. 

Durante a execução dessas obras são gerados sobras ou cacos de telhas, tijolos, pisos, batentes; vigas, caibros e tábuas de madeira, pregos, ferragens, privadas, tampos de mármore, gesso etc. além de embalagens de diversos materiais novos aplicados. Todos esses produtos podem ser considerados como nobres para fins de reuso e reciclagem. 

Os donos de obras, construtores e pedreiros conscientes com seu bolso e com o meio ambiente sabem disso e dentro do possível evitam jogá-los fora. No Brasil a construção civil muitas vezes chega a ter um desperdício de 30% das matérias-primas usadas, ou seja, para cada três obras de casas ou prédios seria possível fazer mais uma só com o desperdício.


Mas essa realidade ambiental e economicamente incorreta está chegando ao fim. Hoje em dia a lei e a norma técnica estão apertando o cerco ante aos desperdiçadores de recursos naturais. A indústria de máquinas para reciclagem, por sua vez, está fazendo sua parte mediante o aperfeiçoamento dos seus produtos que processam o entulho deixando-o em condições de reuso. 

Na foto acima pode-se comprovar o quanto as tecnologias avançaram ao transformar um material até então jogado em terrenos vazios e beira de estrada que trazia danos à saúde pública em produtos de boa qualidade (tijolos, bloquete, reboco, contra-piso, sub-leito de estradas etc.), para varias aplicações e baixo custo. 

As máquinas de processar entulho têm um custo-benefício favorável que tanto o ramo da construção como as prefeituras podem adquiri-las e operá-las através de parcerias com cooperativas de trabalho visando gerar renda para os associados, quase sempre pessoas em situação de risco social. A solução para o entulho ou RCD existe, basta vontade política para adotá-la. 

Cumpre lembrar que a vontade política na verdade é fruto da manifestação popular, porque em geral o agente com mandato eletivo está mais acostumado a agir quando o tema tem potencial de voto e se torna uma das reivindicações da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário