quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Livro ‘Cidade de Todos’ é lançado com grande êxito


Livro “Cidade de Todos” pretende que população e poder público reflitam sobre o seu verdadeiro papel na preservação do Meio Ambiente

A organização do espaço da cidade é visível e invisível ao mesmo tempo. Vê-la nestes dois aspectos depende da acuidade do olhar de cada um. A maneira como se vê uma cidade em funcionamento está relacionada ao nível de percepção que se consegue ter da sua realidade. Alguns fatos são visíveis a umas pessoas e não a outras.
A sensibilidade, os interesses, a idade, o estado civil, as condições físicas, o nível escolar e de renda, a formação profissional, o humor, a hora do dia ou da noite, a religião, o lugar, o barulho, o silêncio estão entre as condicionantes da interpretação do “como” a cidade realmente é.
Observa-se que as pessoas normalmente imaginam a cidade como espaço único e/ou fragmentado em avenidas, praças, ruas, setor de comércio, áreas industriais, bairros ricos e pobres, entre outros. Mas, na verdade ela é composta de partes distintas que se completam e, ao mesmo tempo, estão em conflito permanente.
Esse enfoque remete ao aprofundamento do olhar sobre a realidade da cidade e a fazer uma leitura crítica de “como” é seu funcionamento diário e ininterrupto.
Para fazer a população refletir sobre os problemas e soluções relacionadas ao Meio Ambiente, o geógrafo Elias Antonio Vieira decidiu por escrever o livro “Cidade de Todos”, que reproduz a dinâmica de uma cidade em forma de artigos e fotos, que leva os leitores à reflexão.
“Esse livro surgiu com o apoio e incentivo de três jornalistas, que sempre relatavam acontecimentos que prejudicavam o Meio Ambiente em diversas cidades da região de Ribeirão Preto e do litoral paulista. Mas são situações que com certeza também ocorrem em outros municípios brasileiros, por isso achei que com o meu conhecimento não deveria somente apontar os erros, mas ajudar a solucioná-los. E o resultado disso é o livro ‘Cidade de Todos’”, explica o autor Elias Vieira.
O livro ainda conta com o prefácio do Promotor de Justiça, Dr. Wanderley Baptista Trindade Jr. e de depoimentos do empresário Ricardo Pagano e do jornalista Roberto Ribeiro. Além de um Comitê Científico formado por Dr. Álvaro Sánchez (México), Dra. Ana Tereza Cáceres Cortez (Brasil), Dr. Marcelo Barcellos da Rosa (Brasil) e Ana María Liberali (Argentina).
É uma obra que pretende mostrar à população que ela é responsável pelo lixo que produz, bem como o Meio Ambiente em seu todo. Mas também que as administrações municipais precisam se preocupar em realizar políticas públicas sólidas de preservação do Meio Ambiente.

5 comentários:

  1. Olá Ana Tereza muito obrigado pelas considerações sobre o livro e o blog. Para postar comentário clique em "nenhum comentário" e utilize a janela que abrirá em seguida para digitar os dados de sua participação. Em seguida clique em "publicar".
    Abraço fraternal
    ELIAS VIEIRA

    ResponderExcluir
  2. Estimada amiga Ana Tereza reiterando: além de "nenhum comentário" vc pode clicar também em "postar comentário" e digitar na janela que abre sua manifestação e clicar em "publicar". Se persistir a dúvida comunique-me.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Professor Elias, como o livro pode ser adquirido?

    Att, Maria da Graça Nogueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria da Graça Nogueira, tudo bem?
      Poderia saber onde você mora para que eu possa lhe dar as opções de compra?

      Grande abraço

      Professor Elias

      Excluir
  4. Olá Maria da Graça Nogueira, tudo bem?
    Poderia saber onde você mora para que eu possa lhe dar as opções de compra?

    Grande abraço

    Professor Elias

    ResponderExcluir