quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

INFLUÊNCIA SÓCIO ESPACIAL DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Resultado de imagem para ruas bem arborizadas no bairro morumbi em são paulo
Fonte: Google
Este post reproduz literalmente dois parágrafos do artigo intitulado "A importância e necessidade de arborização urbana correta". É do engenheiro florestal Laerte Scanavaca Júnior, e foi publicado na edição nº 219, de junho de 2013, da Revista Painel/AEAARP. Esta iniciativa se justifica tendo em vista a contribuição educativa do artigo sobre os efeitos socioespaciais das árvores ao conforto e à saúde humana.

Ou seja: 

"Uma árvore transpira aproximadamente 0,3 litro de água por metro cúbico de copa. Uma árvore de grande porte (mais de 10 metros de altura) possui em média 120 m³ de copa, desse modo, chega a transpirar 400 litros de água por dia. Isso equivale a 5 aparelhos de condicionador de ar ligados as 24 horas do dia"

"Em São Paulo há diferença de temperatura em bairros bem arborizados como o Morumbi, que tem 48 m²/habitante de floresta em relação a um bairro pouco arborizado como o Itaquera, com 2 m² de floresta por habitante, sendo que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde são 12 m²/habitante de floresta. A diferença de temperatura entre os bairros chega a 10° C e a umidade relativa a 30%. Os apartamentos com vistas para os parques ou florestas urbanas também são os mais valorizados (30% mais caros)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário