domingo, 27 de novembro de 2016

AMAZÔNIA E REGIME DE CHUVAS NO BRASIL

Rio Negro, AM
Fonte: Google

A preservação da Amazônia pelo Estado e sociedade brasileira é necessária não somente devido a sua exuberante diversidade biológica, vegetal e riqueza hídrica e seus reflexos na vida humana regional. Mas, principalmente porque o fenômeno da umidade que circunda a sua geografia é responsável direta pela formação de massas de ar úmidas transportadas para outras regiões do Brasil. 

Portanto, é necessário enfatizar que as chuvas resultantes dessas massas caem principalmente nas regiões Sul e Sudeste e têm repercussões sócio espaciais e econômicas às atividades empresariais e das populações locais. 

Essas massas de ar carregadas de umidade, geradas na Amazônia, que se transformam em chuvas em outras regiões são denominadas por alguns estudiosos como "rios voadores". E a eles são atribuídos os efeitos positivos no aumento da vazão dos córregos, ribeirões e rios e também dos lençóis e/ou aquíferos subterrâneos que abastecem de água inúmeros municípios brasileiros.

O projeto Brasil das Águas discute a saúde dos rios brasileiros e sua relação com a Amazônia e seus "rios voadores", e por isso merece ser conhecido e discutido. 

Essa recomendação se justifica a fim de que sejam adotadas as medidas necessárias à preservação da floresta amazônica sob pena de reduzir a disponibilidade de água nas supracitadas regiões brasileiras.

Saiba mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário