domingo, 31 de dezembro de 2017

EDUCAÇÃO POPULAR PARA O MANEJO CORRETO DOS RESÍDUOS E REJEITOS

Resultado de imagem para uso indevido das ruas e calçadas com entulhos e lixo
Fonte: Google
A chuva dos últimos dias que caiu nas cidades da região de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil, não só foi útil para melhorar a qualidade ambiental, e o viço das plantações. Mas também serviu para alertar os órgãos responsáveis das Administrações Municipais para o transtorno que as folhas, podas vegetais e o lixo/entulho soltos nas calçadas e sarjetas podem ocasionar no sistema de drenagem de água de chuva. O mais visível deles é o dano à estética do trecho de formação de poças d’água pelo bloqueio da água pelos resíduos e/ou rejeitos citados. Além disso, a água empoçada pode ser espirrada e atingir pessoas quando um veículo passa por ela. Como não bastassem os detritos citados são carreados pelas águas até as bocas de lobo, dessas às galerias subterrâneas que levam as águas até os córregos e lagoas, entre outros dispositivos de recebimento de água de chuva. E ali chegando podem causar poluição de diferentes formas e afetar a população do corpo d’água e, sobretudo, os moradores das proximidades.
Portanto, desde sempre, e sobretudo nessa época de temporada de chuvas, as tarefas dos órgãos de limpeza, saneamento, e manutenção da infraestrutura municipal aumentam muitas vezes além de sua capacidade de trabalho. Por isto tem-se à necessidade de intensificar medidas de educação ambiental e fiscalização para parcela da população que age incorretamente deixe de jogar lixo, entulhos e outros restos de construção nas avenidas, praças, ruas, terrenos entre outros espaços públicos ou privados e passe a destiná-los de modo ambientalmente adequado.
Esses materiais jogados em lugares impróprios acarretam entupimento de bueiros e o consequente alagamento, causam mau cheiro dando origem à poluição olfativa, atração de vetores de doenças, e quando atingem os corpos hídricos geram a poluição e, muitas vezes, a contaminação.
Por esses motivos se recomenda organizar mutirões de conscientização da população sobre o uso correto dos espaços públicos e, desse modo, prevenir os problemas citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário