domingo, 31 de dezembro de 2017

PAISAGEM COMO ELEMENTO EXPLICATIVO DO CONVÍVIO SOCIOESPACIAL

Resultado de imagem para paisagem urbana brasil cidade média
Fonte: Google
Não é comum as pessoas terem uma visão integrada do Bairro, da Cidade, Região, ou País que mora e muito menos do Continente em que se situa seu país ou da Terra como distintas paisagens que são.

Geralmente a pessoa conhece as paisagens dos trajetos físicos que percorre durante a vida cuja extensão é variável em razão de estilo de vida, nível escolar, de renda e sociabilidade, profissão, preferência de lazer etc., sem, entretanto, verificar sua inter-relação interna e externa.

Assim, faz-se necessário despertar o interesse dos/as leitores/as no conhecimento e uso do conceito de paisagem na Geografia como ferramenta explicativa do que se passa ao seu redor, ou seja, de como funciona a Sociedade.
 
Portanto, a paisagem é uma parte do todo físico e humano da Terra, do país, da região, cidade ou bairro que pode ser percebida por elementos intrínsecos à sua dinâmica como, por exemplo, o cheiro, sabor, som e, sobretudo pela nossa visão, os quais permitem reconhecer o modo cultural, econômico, político, religioso etc. de uma em relação a outra.

Os meios de análise da paisagem podem ser pela observação de: 1) seu conteúdo interno que inclui as heranças de patrimônio arquitetônico do presente e do passado (noção de espaço-tempo) convivendo simultaneamente; 2) seus aspectos tanto naturais (floresta, morro, rio etc.) como humanizados (cidades e suas vocações, indústrias e seus ramos, lavouras e tipos de cultivos etc.).

Vale dizer que ao empregar a observação para identificar os elementos ou atributos de uma paisagem, seja ela qual for, deve-se ter a consciência de que nem sempre duas pessoas veem a paisagem de modo igual, pois, o mais comum é que cada uma tenha opinião diferente sobre o que está vendo. 

Aprender a olhar a paisagem que nos rodeia é importante para que se tenha um posicionamento sobre ela quanto aos interesses e objetivos de vida pessoal, profissional e social, o qual pode induzir as intervenções necessárias para concretiza-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário