sexta-feira, 21 de junho de 2013

AR CONDICIONADO




A elaboração deste artigo teve como motivo a constatação de que cada vez mais se usa o aparelho de ar condicionado nos automóveis, locais de diversão, órgãos públicos, escritórios, nas residências etc. para amenizar o calor excessivo em algumas estações do ano. Mas não é só isso. Foi determinante para a tomada de decisão de escrevê-lo o fato de se constatar que já existe o hábito de condicionar o ar do ambiente mesmo em dias de temperatura amena ou até mesmo no frio, cuja prática configura desperdício de recursos da natureza. Parece que um dos novos apelos da moda do momento é dizer que se tem "ambiente climatizado".
Porém, segundo alguns especialistas no tema, este uso indevido ou abusivo estaria contribuindo com as alterações no clima do planeta, e ocasionando problemas de saúde nos usuários uma vez que o emprego continuado do ar condicionado provocaria dependência do corpo humano ao ambiente criado por esta máquina. Para os críticos este aparelho não foi inventado para o conforto humano, mas para dar eficiência às máquinas de alta tecnologia que passariam a operar em ambientes livres de poeira e das oscilações da temperatura natural.
Portanto, a finalidade deste artigo não é demonstrar uma posição contrária aos amantes ou dependentes do ar condicionado, mas incentivar a reflexão quanto ao seu uso impróprio, principalmente em dias de temperatura natural amena e suportável. Também não se trata de sugerir como as pessoas, empresas e instituições devem gastar sua renda, seu lucro ou orçamento, mas de lembrá-las da necessidade de se habitar um mundo sustentável em que nossos filhos, netos, bisnetos e suas gerações também usufruam os recursos disponíveis no planeta. Aqui vale lembrar o ditado: sabendo usar não vai faltar.
E não há exagero. A Internet confirma: o consumo de energia nos Estados Unidos, para funcionar aparelhos de ar condicionado, teria dobrado entre 1993 e 2005. Imaginem a situação, em 2013, em que cada vez mais, aumenta, lá e aqui, a quantidade de ambientes providos de temperatura artificial.
Para enfatizar a importância de conter o desperdício de recursos naturais cabe rememorar um dos artigos do livro CIDADE DE TODOS de autoria deste articulista: o hábito pode ser amigo e inimigo do meio ambiente. Usar o aparelho de ar condicionado em dias de temperatura agradável equivale a escovar os dentes, lavar a louça e fazer barba com a torneira jorrando água o tempo todo, assim como deixar lâmpadas acesas, eletrodomésticos, eletrônicos etc. funcionando sem necessidade.


Acesse também o link abaixo sobre o tema:  

  
www.youtube.com/watch?v=IDXDuJhE3XQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário