fonte: https://www.google.com.br
Sabe-se que a higiene dos estabelecimentos prestadores de serviço
de saúde é um fator relacionado à Saúde Pública que deve ser levado em
conta pelos usuários na hora de fazer escolhas.
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Para tanto é importante que se conheçam as determinações do Código
Sanitário por que a eficiência do serviço de saúde passa, primeiramente pelo
cumprimento de seus requisitos como, por exemplo:
1) garantir o funcionamento
de comissões de controle de infecção das dependências do prédio conforme as
normas aplicáveis;
2) manter a higiene rigorosa dos locais de atendimento e
de seus responsáveis (médicos, pessoal de enfermagem etc.), equipamentos,
instrumentos, materiais de consumo e veículos de transporte de pacientes
(ambulâncias etc.);
3) promover a execução eficiente do plano de gerenciamento
de resíduos e rejeitos infectantes ou não;
4) adequar o quadro de pessoal às
necessidades do bom atendimento;
5) não usar equipamentos que não estiverem em
perfeitas condições de funcionamento; e
6) fazer os registros de atendimentos
dos pacientes e o seu gerenciamento em tempo real.
Além disso, é preciso verificar as condições de
trabalho, a qualificação dos (as) gestores (as) e funcionários (as) e o ajuste do
serviço oferecido ao perfil dos seus usuários.
Por isso as reformas dos prédios, as atualizações tecnológicas dos
equipamentos das unidades de saúde e as estratégias de capacitação e motivação
dos recursos humanos, feitas periodicamente, geralmente dão ótimos resultados.
Ou seja, a transmissão de muitas doenças por meio da infecção hospitalar poderá
ser evitada com medidas simples e de baixo custo como as citadas antes.
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