sábado, 9 de julho de 2016

TRANSPORTE COMO OBJETO DA GEOGRAFIA

Resultado de imagem para IMAGENS GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES
Fonte; Google

A disciplina ou matéria chamada de Geografia dos Transportes é um ramo da Geografia Econômica que tem como campo de estudo e ensino as questões da formação e do desenvolvimento da estrutura de uma escala do espaço. 

Esse ramo da Ciência, portanto, estudará os dispositivos componentes da estrutura espacial constituída dos fixos (sistema viário aéreo, fluvial, marítimo, terrestre, infovias etc.) e fluxos (animais, aves, dinheiro, energia, informações, mercadorias, pessoas, etc.).

Em outras palavras se trata de um campo científico que se preocupa com a busca de solução e/ou aperfeiçoamento dos dispositivos que prejudicam ou contribuem com o ir e vir dos objetos e das pessoas nas suas inter-relações locais, regionais ou internacionais.

Quando se fala de mobilidade urbana, por exemplo, se refere basicamente à eficiência ou deficiência do sistema viário para oferecer os meios de transportes por veículos, ou locomoção a pé numa cidade que seja adequado para atender as necessidades dos usuários. 

Além disso, a Geografia dos Transportes se interessa por dois aspectos muito importantes da mobilidade, independentemente do modo em que ocorre, ou da escala de análise, que são: 
1) a adequação dos fixos e o bom funcionamento dos fluxos entre a origem e o destino das coisas e pessoas; e 
2) a segurança e a conformação geométrica e/ou de sinalização da estrutura espacial visando prevenir os conflitos entre usuários, assim como prejuízos materiais e pessoais.

Para garantir a eficácia no desempenho dessa missão os profissionais da Geografia dos Transportes, muitas vezes, estabelecem articulações com diferentes campos do conhecimento. Entre eles geralmente predominam a Arquitetura, as Ciências Jurídicas, a Economia, Engenharia, Sociologia, o Meio Ambiente, e a Ciência Política.

Portanto, o Geógrafo está apto trabalhar em ambientes multidisciplinares para diagnosticar e propor soluções e/ou aperfeiçoamentos da estrutura espacial dos meios de transportes nas diferentes escalas geográficas.


Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário