segunda-feira, 3 de julho de 2017

PRODUÇÃO DA GEOGRAFIA FÍSICA NA ÁREA URBANÍSTICA AMBIENTAL

Resultado de imagem para estado da arte em pesquisa na geografia física
Fonte: Google

Este post divulga alguns trabalhos acadêmicos produzidos por profissionais da geografia física citados no volume 9, número 6 (2016) da Revista Brasileira de Geografia Física com a finalidade de demonstrar a sólida participação dessa disciplina na área urbanística ambiental. 

1)Proposta de Manejo de Águas Pluviais e Drenagem Urbana do Município de São Carlos - SP: Aplicação da Análise SWOT como Método de Avaliação de Política Pública
Autores/as: Ivo Redigolo Moreira Pires, Raul Sampaio de Lima, Mariana Dorici, Ana Elisa Teixeira da Silva, Erica Pugliesi, Luiz Eduardo Moschini, Adriana Maria Zalla Catojo

Este trabalho trata dos pontos positivos e negativos e das possíveis melhorias do plano de drenagem de águas de chuva de São Carlos, SP, e sua relação com a Política Nacional de Saneamento Básico.

2)Proposta metodológica para a análise de áreas verdes: adequações à legislação e à qualidade de vida urbana 
Autores/as: Nícolas Guerra Rodrigues Tão, Alexandre da Silva Faustino, Isabel Cristina Nunes de Souza, Renata Bovo Peres, Luiz Eduardo Moschini

Para atingir o escopo este trabalho analisa a distribuição espacial nos loteamentos e a qualificação para o uso das áreas verdes de alguns bairros do município de São Carlos (SP). 

3)Abordagem de multiescalas como estratégia de análise ambiental em Microbacias Hidrográficas 
Autoras/es: Andréia Dias De Medeiros, Diógenes Félix da Silva Costa, Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Alisson Oliveira

Este trabalho consiste na aplicação de estratégia de mapeamento do uso e ocupação do solo quanto a predominância de tipologias vegetais, num recorte multiescalar da paisagem no Núcleo de Desertificação do Seridó, uma região do Rio Grande do Norte.

4)Impactos da urbanização e das alterações climáticas no sistema de drenagem do Recife-PE 
Autor/a: Marcos Antonio Barbosa da Silva Junior, Simone Rosa da Silva

Este trabalho discute a vulnerabilidade da drenagem urbana da cidade de Recife/PE, do ponto de vista de sua adequação em relação às mudanças climáticas e da aplicação de técnicas para a sustentabilidade do sistema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário