domingo, 16 de julho de 2017

FERROVIA DE 13.000 KM FAZ LIGAÇÃO ENTRE A CHINA (YIWU) E ESPANHA (MADRID)

La nueva ruta de la seda: tren
Fonte: Blog españa-china.es


Resultado de imagem para a nova rota da seda por ferrovia
Fonte:Google
Figura 1 - Mapa do trajeto ferroviário (pontilhado em vermelho) entre Yiwu, China e Madrid, Espanha - 2017


Fonte: Wikipedia

Figura 2 - Mapa do trajeto de comércio de seda entre Chang'an, hoje Xi'an, China e Antióquia, Ásia Menor feito com uso de animais

A Geografia dos Transportes destaca o projeto geopolítico bilionário "Um Cinturão e uma Rota" da rede ferroviária de 13.000 km de extensão ligando a cidade chinesa de Yiwu, Leste chinês à Madri, Centro da Espanha (FIGURA 1), num prazo de cerca de 20 dias. 

Referida como a maior do mundo, a ferrovia em questão está sendo comparada à famosa rota de comércio entre as cidades Xi'an, na China, e Antióquia na Ásia (hoje forma parte da Turquia), operada por comerciantes, com o uso de animais, na Antiguidade (FIGURA 2). 

Por este motivo esse caminho ferroviário está recebendo por empréstimo o nome "rota da seda", numa alusão ao caminho da Antiguidade que  recebera este nome, no século XIX, pelo geógrafo alemão Ferdinand von Richthofen.

A comparação da rota ferroviária China-Madrid-China com o antigo caminho se justifica pelo fato de essa gigantesca ferrovia se constituir no mesmo propósito da antiga rota da seda. Ou seja: intensificar a conectividade comercial entre países com gêneros do modo de produção e consumo atual, como ocorria com a seda chinesa daqueles tempos longínquos.

Para a repórter da Agência Brasil, Ana Cristina Campos "a meta de Pequim é promover uma extensa rede de infraestrutura, comércio e cooperação econômica ao longo dos mais de 60 países que compõem o extenso trajeto que engloba a Europa, a Ásia e a África".

Saiba mais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário