terça-feira, 23 de janeiro de 2018

CIDADES SEM AUTOMÓVEL

(Flickr/Mispahn)
Fonte: Revista Fórum


Este post homenageia as iniciativas dos gestores das cidades e demais pessoas que desenvolvem e aplicam a ideia de melhorar a mobilidade urbana criando pelo menos ruas sem automóveis na impossibilidade de criar cidades sem eles. 

Desse modo se reproduz trechos de modo literal de uma matéria sobre a temática publicada na Revista Fórum (https://www.revistaforum.com.br/2015), visando difundir essa importante estratégia e estimular a reflexão de gestores de outras cidades:

"Um número crescente de cidades tem se livrado dos carros em determinados bairros a partir de multas, redesenho de suas ruas, novos aplicativos, e, no caso de Milão [Itália], foram adotadas medidas como pagar os trabalhadores para que deixem seus veículos em casa e peguem o trem"; 

"A poluída cidade de Milão vem testando uma nova forma de manter os carros longe da região central. Quem deixar seus veículos em casa ganhará voucherspara utilizar o transporte público. Um aparelho conectado à internet, instalado no painel do automóvel, rastreia sua localização, para que ninguém trapaceie e dirija até o trabalho. A cada dia que alguém deixa o carro em casa, a prefeitura envia um voucher, sempre no mesmo valor, que pode ser usado como passagem no ônibus ou trem". 

Ressalta-se que a iniciativa de Milão na aplicação da estratégia conhecida por cidades sem automóvel também está presente em Chengdu (China), Copenhague (Dinamarca), Hamburgo (Alemanha), Helsinque (Finlândia), Madri (Espanha), Paris (França). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário