quarta-feira, 8 de maio de 2013

Compostagem de resíduos


Para facilitar a compreensão do tema deste artigo pelas pessoas não ligadas ao meio técnico é preciso definir as palavras compostagem, resíduo e lixo.
A compostagem é uma técnica de reciclagem em que os materiais orgânicos são transformados em composto orgânico. Os materiais orgânicos podem ser restos de frutas, verduras, legumes, cascas, folhas, podas de vegetais em geral.
A palavra lixo tem sido usada de maneira indevida para qualificar todos os materiais descartados pela residência, comércio, escritório, escola, órgão público e privado entre outros. Na prática estes materiais não são lixo, mas se constituem de resíduos (objetos reusáveis e recicláveis, ou compostáveis), e rejeito (aquilo que não tem mais condições de reuso, reciclagem, ou compostagem). O rejeito também pode ser nomeado como lixo. Ou seja, a palavra lixo só deve ser usada como sinônimo de rejeito.
Quanto à compostagem é importante dizer que se trata de uma técnica de fácil, e baixo custo de aplicação para tratar os resíduos orgânicos gerados pelas residências, empresas etc. que atinge entre 45%, e 65% do total coletado. Portanto, ao implantar a compostagem os municípios transformam seus restos inaproveitáveis em adubo para as lavouras, economizando dinheiro com a manutenção de aterros sanitários.
Outro resíduo que pode ser compostado é o de lodo de estações de tratamento de esgoto. O lodo é obtido da remoção do material sólido da água usada para “transportar” as fezes, e outros componentes do esgoto. Aliás, deve-se alertar para o atraso tecnológico do processo de afastamento e tratamento do esgoto no Brasil, ou seja, usar um produto nobre, e em fase de escassez, como a água potável, para transportar dejetos humanos. Ampliar o uso de tratamento de dejetos a seco, como já ocorre em várias comunidades sustentáveis pelo Brasil afora, é uma das alternativas a serem aperfeiçoadas e aplicadas.
No entanto, os governantes não têm colocado nas suas agendas de trabalho o aperfeiçoamento, e a aprovação de política pública de compostagem de resíduos em geral, sobretudo os das residências, e das estações de tratamento de esgoto.

2 comentários:

  1. Muito bom!
    Na tentativa de criar uma política pública surge esse projeto:

    http://catarse.me/pt/composteiranaminhacidade

    Seria muito interessante se ele saísse do papel!

    Att.,
    Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio parabéns pela iniciativa, conte conosco.
      Saudações

      Excluir