sábado, 5 de março de 2016

HORTA EM CASA


Resultado de imagem para HORTA CASEIRA
Fonte: Google


Num tempo não muito distante do atual havia o costume de se ter horta em casa. Os lindos canteiros, formados na frente ou no fundo do terreno, eram tidos como um jardim que gerava beleza e economia além de solidariedade entre vizinhos, parentes e outras pessoas. 

Era um hábito positivo as pessoas presentearem por meio de maços de verduras, abobrinha, mandioca, jiló, cenoura, beterraba, cebolinhas, cheiro verde etc. colhidos fresquinhos, e sem veneno, diretamente na hora caseira.

E os mais pobres não passavam aperto se não tivessem dinheiro para comprar a chamada "mistura", ou seja, os complementos da refeição consumidos com o tradicional arroz com feijão como, por exemplo, a verdura, o legume entre outros alimentos. Bastava ir até a horta a apanhar e preparar sua "mistura" preferida. 

Hoje em dia a realidade é outra. Não é comum a geração atual, sobretudo as pessoas que não têm dinheiro para comprar alimento básico, se dedicar ao cultivo de verduras e/ou legumes para uso próprio. Praticamente tudo é comprado nos varejões, supermercados ou nas hortas plantadas com a finalidade de revenda, na porta do imóvel utilizado para seu cultivo, ou para terceiros comerciantes. 

Na foto que encabeça este artigo é possível constatar que a horta caseira pode ser implantada em qualquer espaço por menor que seja. E na hipótese de não se ter um pedaço de terra nua no quintal pode-se plantar esses vegetais em vasos ou jardineiras tanto no formato horizontal como vertical. 

Vale lembrar que um pé de tomate plantado com adubação também caseira (restos orgânicos), sem uso de veneno, mas com o inseto chamado joaninha para cuidar dos outros insetos prejudiciais à planta produz até dez tomates de tamanho médio e tipo rasteiro. São quase quatrocentos gramas de tomate de boa qualidade e isento de contaminantes que geram uma economia de mais ou menos dois Reais por pé considerando o preço de cinco Reais o quilograma.

Leia mais:

http://takeidea.com.br/criatividade/horta-comunitaria-um-projeto-inovador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário