sábado, 21 de maio de 2016

ALERTA SOBRE OS INCÊNDIOS

Resultado de imagem para imagem de incendios florestais
Fonte: Google

Nunca é demais lembrar que se vive um período de estiagem em algumas regiões brasileiras. Nelas a vegetação rasteira (capim, grama etc.) e arbórea normalmente fica seca e propícia a pegar fogo com mais facilidade. E, muitas vezes, ele atinge extensas áreas causando estragos ambientais, sociais e econômicos.

Por isso é dever das pessoas, que aí convivem, redobrarem a atenção para evitar que um gesto, aparentemente simples, como por exemplo, de jogar uma bituca de cigarro acesa se transforme num incêndio de proporções imprevisíveis. 

As áreas mais sujeitas a esse tipo de acidente são aquelas localizadas nas periferias e terrenos baldios das cidades, assim como os trechos das margens de estradas e ferrovias onde geralmente transitam mais pessoas.

Para que haja maior participação da população na prevenção de incêndios em vegetação seca recomenda-se que o tema seja tratado nas comunidades das escolas e de outras instituições. 

Também é desejável que os órgãos de comunicação abram espaço na pauta para divulgar as matérias sobre o assunto de modo a atingir a variedade de segmentos de audiência. 

Além disso, a colocação de faixas alusivas à prevenção de incêndio em locais de trânsito e/ou frequência mais intensa de pessoas e veículos é outra medida que pode surtir bom efeito. 

Vale lembrar que constituem públicos especiais a serem atingidos pela conscientização os caminhoneiros e os trabalhadores rurais. Aqueles porque passam por lugares sujeitos a incêndios como é o caso das margens das rodovias. Estes porque atuam nas lavouras de cana-de-açúcar, entre outras, sujeitas ao ateamento de fogo programado tecnicamente, mas que manejado indevidamente pode atingir as áreas circunvizinhas.

Outro alerta é em relação à proteção preventiva do incêndio em vegetações não agrícolas como, por exemplo, as capoeiras e matas em estágio adulto ou em desenvolvimento. Nesse caso se faz necessário manter os aceiros, ou seja, as faixas de terra nua que serve como anteparo à ação do fogo. 

Por fim é prudente que a brigadas de incêndio e os caminhões pipas das prefeituras e produtores rurais fiquem de prontidão para atender mais rapidamente as emergências e minimizar os efeitos dos incêndios.

Leia mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário