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Para uma grande parcela de pessoas a palavra norma não é familiar no seu vocabulário e muito menos com o significado que se abordará aqui.
Mas, em termos genéricos, as normas participam diretamente da vida de todas as pessoas de diferentes maneiras, como por exemplo as leis e os decretos.
Além dessas há também outros tipos de normas. Aquelas elaboradas e aprovadas para determinar as características de fabricação, restringir ou permitir os usos, fixar os prazos de validade, garantir a segurança e/ou a qualidade dos produtos.
A edição e o controle de parte delas são de competência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Ainda tem-se as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definidoras dos procedimentos técnicos de concepção e execução de projetos, obras e serviços de diversas atividades profissionais, sobretudo nas áreas das engenharias e geografias e do urbanismo.
Contudo, neste artigo serão consideradas as normas conhecidas por orientar as diretrizes de qualidade de um sistema de gestão empresarial, ou institucional, público ou privado, e ambiental. Elas são, respectivamente, a ISO 9001 e ISO 14001, cuja validade têm abrangência internacional. Como exemplo se descreve no quadro seguinte os requisitos abrangidos pela norma ISO 9000.
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As empresas que as adotam, em geral as de grande porte, recebem um certificado válido por prazo determinado emitido por um órgão credenciado à instituição controladora da norma.
Sua renovação depende de atualização do sistema de gestão de interesse para obter a re-certificação em cujo momento entra em ação uma equipe multidisciplinar de profissionais para fazer uma ampla avaliação e, se for o caso, adotar as correções nos sistemas de gestão já citados.
Cumpre destacar que uma empresa, ou instituição, certificada pelas normas ISO submete-se a cumprir rigorosamente inúmeros quesitos de diretrizes. Desse modo, busca-se obter mais eficiência no mercado e fazer com que seus produtos, e serviços, ganhem mais credibilidade e confiança dos usuários.
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