sábado, 29 de outubro de 2016

PROBLEMÁTICAS URBANAS




Resultado de imagem para problematica urbana - imagens
Fonte: Google

Ao contrário do que se pode imaginar há muitos profissionais capacitados para tratar as questões das cidades, ou do espaço urbano, como são costumeiramente designadas pelos geógrafos.

Cumpre salientar que se define simplificadamente o espaço urbano pelo modo em que as atividades humanas e seus objetos se articulam e/ou interpõem uns aos outros. 

E também que as preocupações em diagnosticar, descrever, analisar e propor soluções para a problemática urbana têm feito parte do objeto de estudo não só de geógrafos. Mas também de arquitetos, economistas, engenheiros, políticos e urbanistas.

Os bacharéis ou pós graduados em Geografia respaldam seus trabalhos nos conhecimentos de uma área deste ramo científico denominada de Geografia Urbana, sobretudo quando seu escopo estiver vinculado aos processos constitutivos do espaço urbano. 

A maneira de eles lidarem com as demandas geográficas pressupõe também o uso da interdisciplinaridade com os outros ramos supracitados para, em consenso, atender os diferentes interesses aí presentes.

Devido à importância dos estudos e das propostas de soluções para as cidades esta coluna tem trazido vários temas ao conhecimento dos leitores na tentativa de estimular a reflexão por meio do compartilhamento e, por efeito, obter a legitimação das teses aqui defendidas. 

Entre eles estão os processos intra urbanos, ou seja, atividades que se desenvolvem nas ideias de grupos sociais que adquirem forma no espaço urbano. 

Neste caso são exemplares a favelização, a violência familiar e entre determinados grupos, os problemas sociais (educação, saúde, transporte etc.), e ambientais (poluição da água, do ar e do solo) quase sempre decorrentes da falta de política públicas, ou seja, da inação governamental nestas áreas.

Saiba mais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário