sábado, 17 de março de 2018

FATOS HISTÓRICOS E A EVOLUÇÃO DO MÉTODO DA GEOGRAFIA

Resultado de imagem para FATOS E GEOGRAFIA
Fonte: Google

Entre 1870 e este final da década de 2010 verificou-se que as tipologias dos conceitos chaves da Geografia e suas respectivas aplicações podem ser periodizadas. 

É importante destacar que a técnica de periodização utilizada neste post, além de simplificar as descrições, está orientada no objeto de análise adotado pelos estudiosos proeminentes de cada período. 

Nesse caso é imprescindível mencionar que a definição e/ou alteração de cada método sofreu as influências emanadas de fatos históricos de grande repercussão materializados no espaço físico em cada época e que exigiam explicação. 

Desse modo os parágrafos seguintes versarão sobre o tema e também citarão alguns entre muitos geógrafos importantes do período de abordagem.

Sendo assim, os conceitos chaves predominantes entre 1870 e 1950, cujo período ficou conhecido como Geografia Tradicional e se destacaram o alemão FRIEDRICH RATZEL e o francês PAUL VIDAL DE LA BLACHE, foram indistintamente TERRITÓRIO, PAISAGEM e REGIÃO, a partir de descrições de suas características.

Já o período entre 1950  e 1990 ficou conhecido por Geografia Teorética-Quantitativa (ou Nova Geografia) e Geografia Humanista e estiveram em destaque o alemão FRED SCHAEFER e o inglês GORDON MANLEY que atuaram naquela e  YI-FU TUAN nesta. Os conceitos mais enfocados, inclusive com o uso de recursos informacionais foram, respectivamente, ESPAÇO, fundamentando os estudos da organização espacial, e LUGAR com valorização dos seus aspectos culturais.

O período entre 1990 e este final da década de 2010, por sua vez, teve a característica a Geografia Radical (ou Crítica) onde se destacaram o francês IVES LACOSTE e o brasileiro MILTON SANTOS. Tornou-se chave o conceito de ESPAÇO GEOGRÁFICO constituído pela integração do espaço social (relações sociais) ao espaço natural e seus elementos (espaço físico), incluindo-se os objetos produzidos pelo trabalho humano com o uso da técnica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário