sexta-feira, 9 de março de 2018

GEOLOCALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO URBANO

Resultado de imagem para geolocalizacao
Fonte: Google


Geolocalização ou georeferenciação é um termo cuja definição é mais facilmente entendida pelos profissionais das disciplinas científicas que têm por objeto de estudo a Terra. Trata-se da localização geográfica instantânea do alvo de interesse, num ponto determinado. Para tanto se utiliza a integração de hardware (celulares de alta resolução entre outros dispositivos móveis) e software (inclusive receptores de GPS e sistema de coordenadas) alimentado por dados geográficos.

Essa técnica geralmente é aplicada por profissionais das áreas de Geografia, agrimensura, engenharia e topografia. Ela é exigida pela Lei nº 13.465/17 e a norma ABNT NBR 14.166. Também está prevista no Acordo de Cooperação da Rede de Marcos Passivos firmado entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para quem não tem dispositivos portáveis, como o celular, por exemplo, o site do dicionário "que conceito" (http://queconceito.com.br/geolocalizacao) indica como opção o Google Earth que se trata de "um programa informático, similar ao sistema de informação geográfica, que permite obter imagens do planeta em tecnologia 3D em combinação com imagens de satélite, mapas e o mecanismo de busca do Google [...]".


Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário