quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CONTÉM GLÚTEN

Fonte:https://www.google.com.br


Ao ler este artigo alguém pode perguntar para si próprio ou comentar com terceiros: qual a relação do seu conteúdo com a temática comumente abordada neste espaço? A resposta é simples: tudo que diz respeito à inter-relação dos seres humanos com o espaço geográfico em que vivem, principalmente o meio urbano, faz parte do interesse de análise deste blog.

Assim justifica-se falar sobre o uso de um alimento como o glúten que, segundo a literatura consultada, além de sua importância culinária e no processo industrial, em determinadas circunstâncias, pode causar danos à saúde humana.

Desse modo, vale dizer que a frase do título deste artigo está escrita nas embalagens de vários produtos alimentícios à venda no comércio. 

Entre outras funções o glúten é responsável por oferecer as condições de viscosidade e elasticidade aos alimentos como se pode verificar durante o preparo de massas de biscoitos, bolo, macarrão, pão, salgadinhos e assemelhados.

Fonte: https://www.google.com.br

No entanto, há consumidores que têm alergia ao glúten e podem sofrer outros problemas de saúde ao comer produtos com essa proteína, como, por exemplo, os fabricados com aveia, centeio, cevada e trigo.

Em pesquisa de dados feita pelo autor deste artigo, em sítios eletrônicos que tratam do tema, se verificou que em pessoas cujo organismo não tolera o glúten a mucosa do intestino delgado sofre danos e, por efeito, a digestão dos alimentos é prejudicada. Talvez por esse motivo os estabelecimentos, mais bem preparados para comercializar produtos alimentícios, colocam placas sinalizadoras dos produtos com as palavras: contémnão contém glúten (ou glúten free), conforme o caso.
Fonte:https://www.google.com.br
Cumpre destacar que na citada pesquisa também se constatou que o uso excessivo de alimentos com glúten pode levar à depressão até mesmo de pessoas que não tem problemas com essa proteína.

Diante disso não parece exagero recomendar precaução no uso dos produtos citados, inclusive consultar o médico especialista para a orientação sobre a dieta alimentar, de modo a prevenir doenças e manter uma vida saudável e ambientalmente correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário