sábado, 25 de janeiro de 2014

SINAL VERMELHO



Pelo título pode-se deduzir o conteúdo da matéria desse artigo. Se você disse que o assunto é sobre trânsito quase acertou porque o correto é a imprudência no trânsito como causa de acidentes com danos materiais e pessoais. Além disso, muitas vezes, podem morrer os condutores e passageiros dos veículos, assim como os pedestres envolvidos.

O título foi inspirado na expressão usada por um motociclista que, num cruzamento entre duas avenidas movimentadas da zona sul de Ribeirão Preto (SP), Brasil, esteve em situação de perigo quando um caminhão fez manobra de conversão avançando o sinal vermelho vindo em sua direção. O motociclista, corajosamente, parou em frente ao veículo do infrator e disse em voz alta: SINAL VERMELHO. E não parou aí. Proferiu muitas palavras de protesto pela atitude errada do motorista. Também usou frases associando o ato dele aos problemas enfrentados pelos cidadãos educados para o trânsito e aqueles que desrespeitam a legislação. A iniciativa cidadã desse rapaz certamente contribuirá para mudar o comportamento daquele mau motorista.

Cumpre destacar que milhares de mortes anuais têm como causa não só às más condições físicas e de sinalização da malha viária (ruas, estradas etc.), mas também a imprudência ao volante, que de acordo com o publicitário gaucho Eduardo Tessler são: 1) falar ao celular (ou digitar e consultar mensagens) enquanto dirige; 2) excesso de velocidade para a via em que trafega; 3) direção perigosa (manobras arriscadas etc.); 4) película de proteção [dos vidros] muito escura; 5) embriaguês e uso de drogas; 6) paradinha do tipo "volto já" (colocar o carro em local proibido e ligar o pisca - alerta).

Portanto, sabendo que as atitudes imprudentes podem acarretar danos materiais e até matar as pessoas envolvidas numa “batida” entre veículos parece mais inteligente respeitar a sinalização e a legislação de trânsito. Ao contrário é desprezar o patrimônio e a vida própria e de terceiros, ou seja, uma atitude incompatível com a natureza humana de pessoas sadias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário