quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CARGA MAL FEITA: PERIGO NA ESTRADA


CIMG9305.JPG



Outro dia uma notícia na Internet registrou uma tragédia no estado do Mato Grosso provocada por uma lasca de madeira caída de um caminhão, devido a uma carga mal amarrada, que atingiu e matou o motorista de um ônibus escolar tornando-o desgovernado até parar num matagal na beira da estrada.

Também é freqüente o noticiário dos órgãos de comunicação registrar acidentes envolvendo caminhões pesados e de grande porte e veículos de pequeno porte cujo convívio na estrada é cada vez mais perigoso seja por falhas no pavimento, na sinalização, densidade de veículos, travessias e cruzamentos mal projetados.

A quantidade de acidentes nas estradas e cidades tem crescido continuamente dando a entender que no trânsito tudo pode, por qualquer um, a todo o momento, e a qualquer custo. Mas não é bem assim. Na verdade existem normas técnicas, leis e princípios para a movimentação de cargas conforme as suas características que o responsável pelo caminhão da foto está desrespeitando visto que sua carga está inclinada e pode tombar gerando efeitos imprevisíveis.

Por essas razões os apontamentos do engenheiro Antonio Navarro, especialista em gerenciamento de riscos sobre os efeitos da má distribuição da carga no veículo transportador são aqui reproduzidos: falta de aderência na pista, má estabilidade, além de sobrecarga nos eixos com desgaste antecipado de pneus, freios, eixos, molas, amortecedores, sistemas de direção, e elevação do consumo de combustível.

Outros especialistas afirmam que a má arrumação da carga faz com que a direção fique pesada ou leve conforme o caso, o facho de luz dos faróis é alterado e a estabilidade é comprometida. Ou seja, qualquer uma dessas situações atrapalha a segurança na condução do veículo expondo seu condutor e os demais usuários da via a riscos de acidentes, quase sempre imprevisíveis.

Portanto recomenda-se aos donos e condutores de veículos, assim como às autoridades de trânsito cumprir, ou fazer cumprir, as normas e leis sobre o transporte de cargas e requisitos de segurança. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário