terça-feira, 8 de abril de 2014

PAINEIRA


Este artigo destina-se a estimular as pessoas a valorizar o meio ambiente a partir de um de seus componentes vegetais aqui representados por uma árvore de grande porte originária principalmente das florestas brasileiras, e da Argentina, considerada uma das mais belas do mundo: a paineira. 

A iniciativa se justifica pela agradável beleza cênica que ela nos oferece nesta época do ano cujo destaque é creditado ao lindo colorido das suas flores brilhantes que se torna ainda mais evidente pela queda da quase totalidade das folhas. Depois dessa etapa seus frutos maduros nos dá a paina com aparência de seda, ou seja, fibras de textura fina e cor branca que podem ser aplicadas em diversos usos, inclusive como enchimento de travesseiro. E a contribuição da paineira ao homem e ao meio ambiente não para aí; sua arquitetura com ampla copa facilita a construção de ninhos de pássaros.

Além disso, ela empresta seu nome popular a empreendimentos comerciais e de serviços em várias cidades brasileiras. Ou seja, a clube de campo em São Paulo, capital; centro de compra em Jundiaí, condomínio em Ribeirão Preto, clube hípico em Campinas, ambas no interior de São Paulo; centro de compra e hotel em Goiânia (GO). Seu nome também denomina a famosa música sertaneja "paineira velha" composta e gravada por Zé Fortuna e Pitangueira, que vale a pena recordar.

Esses são alguns exemplos da importância social, ambiental e cultural dessa magnífica árvore sobretudo na atividade pessoal, profissional e econômica de nossa gente.

Para ampliar a divulgação do seu conhecimento cumpre dizer que a paineira tem como características básicas cerca de vinte metros de altura na fase adulta; flores grandes, com cinco pétalas rosadas, pintas vermelhas e bordas brancas. Há também uma variedade pouco comum de flores brancas. No entanto, seu porte e os espinhos do caule durante a etapa do desenvolvimento restringem o plantio da espécie nas ruas, sendo recomendável cultivá-la em espaços amplos e livres como bosques, parques e assemelhados.

Na região de Ribeirão Preto (SP), Brasil é comum deparar, no outono, com paineiras floridas nas estradas, no acesso às áreas de lazer, clubes, fazendas, pesqueiros, sítios, assim como em lugares cujos donos ou cuidadores apreciam os inúmeros benefícios da arborização, inclusive para prevenir o estresse da vida apressada de hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário