sábado, 24 de maio de 2014

CONFLITOS VIÁRIOS

Fonte:https://www.google.com.br

Sabe-se que boa parte dos acidentes entre veículos e desses com pedestres poderia ser evitada se os projetos dos sistemas viários respeitassem rigorosamente as normas técnicas, legais (Código de Trânsito), e a segurança dos usuários das vias.


A afirmação anterior se justifica porque geralmente as avenidas, passagens, praças, ruas e outros logradouros públicos são projetados segundo diretrizes gerais de loteamento orientadas pelas Prefeituras.


Até aí tudo estaria certo se as Prefeituras tivessem uma diretriz específica para o formato dessas vias, principalmente nas suas “interseções” (diferentes formas de cruzamentos e entroncamentos entre vias), e fiscalizassem sua aplicação. 

Mas, são comuns os departamentos técnicos municipais de aprovação de novos ou revitalização dos antigos bairros se preocuparem quase tão somente com a largura das ruas [que nem sempre atende as necessidades dos usuários]. Geralmente fica fora da análise o tipo de veículo, a intensidade e o pico de tráfego, assim como o fluxo de pedestres.

Além disso, nas interseções aumentam, e muito, o perigo de acidentes, inclusive com vítimas fatais. Uma pesquisa demonstrou que mais de 70% dos acidentes nas cidades acontecem nesse ponto de uma avenida, passagem ou rua.

Portanto, se faz necessária a reflexão sobre o tema visando melhorar a qualidade dos projetos de implantação ou gerenciamento de tráfego, de avenidas e ruas, com especial atenção para os cruzamentos em que se verifica a ocorrência de movimentos conflitantes. 

O primeiro passo é identificar esses locais por meio de um levantamento do número de acidentes já registrados, da consulta aos vizinhos dos cruzamentos considerados perigosos e ou da observação do fluxo veículos e de pedestres nos pontos e horários de maior intensidade de uso da via considerada. 

O segundo passo é utilizar os dados para planejar as intervenções após discussão e deliberação com a comunidade envolvida.



Para maiores informações sobre o tema acesse o link:

http://www.labtrans.ufsc.br/PSR/post/Acidentes-em-intersecoes-sao-os-tipos-de-acidentes-mais-comuns.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário