sábado, 24 de maio de 2014

ESPAÇO PÚBLICO



Para facilitar o entendimento da mensagem que se pretende passar neste artigo cabe a seguinte pergunta e a resposta correspondente: O que é espaço público? É aquele que pode ser usado e possuído harmoniosamente por todas as pessoas independentemente de raça, cor, tamanho, peso, tipo de roupa e cabelo que se usa, ideologia, vínculo político, religião, nível de renda, entre outras qualificações.


Sendo assim, pode-se dizer que o uso do espaço público, para se tornar realidade e proporcionar bons frutos nas relações interpessoais, tem relação direta com a formação de hábitos agregadores e compartilhados entre as pessoas. Ao contrário ele acaba sendo apropriado por pessoas do mal [um tipo que aumenta a cada dia] que estão sempre dispostas a cometer atos ilícitos e geralmente imorais, inclusive por meio de depredações, pichações e destruições de equipamentos comunitários e muitas vezes de propriedades particulares.


A rua, a praça e o parque como parte do espaço público costumam ser considerados elos formadores da estrutura urbana, ou seja, os elementos articuladores das localidades porque permitem o vai e vem e a permanência curta ou demorada dos seus usuários. 

Nesses espaços da geografia da cidade são realizados praticamente todos os acontecimentos provocados pelas pessoas, incentivados ou promovidos pelos órgãos públicos.

No entanto, a falta de planejamento do futuro de médio e longo prazo das cidades foi responsável pelos seus inchaços [ocupação imprópria e desordenada] e, conseqüentemente, os problemas se instalaram e não param de serem agravados. Entre eles estão as questões da moradia, o desemprego e o subemprego, a desigualdade social; a má gestão dos serviços públicos de modo geral justificados por diversos motivos, uns aceitáveis outros não.


Todavia o mais preocupante deles é sem dúvida a violência praticada de modo crescente com desrespeito a um bem fundamental: a vida humana. 


As soluções para as cidades existem, mas precisam fazer parte da vontade política da população e de seus governantes.


Para saber mais sobre o tema faça um click na palavra abaixo e acesse o link correspondente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário