quarta-feira, 29 de junho de 2016

LICENCIAMENTO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Resultado de imagem para LICENÇA AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
Fonte: Google

Trata-se de um tema extremamente importante por regularizar a atividade produtiva ante as normas técnicas, legais e ambientais em favor da empresa ou instituição e meio ambiente.

Ao mesmo tempo, serve de ferramenta de gestão eficiente das matérias primas, do sistema de produção, e dos recursos humanos com um só foco: o da lucratividade com sustentabilidade, sendo esta uma grande aliada daquela.

No entanto, se observa que nem sempre o setor produtivo dá a devida importância ao licenciamento ambiental com a característica antes citada. Ou seja, de um instrumento auxiliar na busca do resultado econômico da empresa ou instituição.

Ao contrário, observa-se que cultura predominante considera a licença ambiental apenas um documento burocrático elaborado para cumprir a legislação. E, sendo assim, depois de confeccionado e recebido os carimbos e as certidões de aprovação das repartições licenciadoras seu destino invariavelmente é o arquivo. 

Todavia, ela deveria ser construída não só por um geógrafo ou outro profissional especializado no tema, mas com a participação de todos os setores da firma ou instituição e servir de um guia para as suas ações.

Não há dúvida que a falta de disseminação dessa cultura e, por efeito, do comprometimento com esse requisito ocasiona a falta, aos funcionários e gestores, das bases para compreender e valorizar a licença ambiental intensivamente.

Cumpre ressaltar a condição essencial da valorização deste documento não só porque a legislação brasileira obriga a maioria das atividades produtivas ao licenciamento ambiental, mas, principalmente pelo fato de ele se constituir numa ferramenta de gestão.

Por esse motivo se recomenda aos quadros funcionais das empresas e instituições a participação, inclusive da alta direção, em cursos de capacitação nesse tema.

Assim certamente haverá a desmistificação desse tema permitindo maior adesão no seu uso como elemento de gestão dos negócios empresariais e das atividades institucionais, inclusive sem fins lucrativos.


SAIBA MAIS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário