sábado, 2 de julho de 2016

DEBATE SOBRE O FRATURAMENTO HIDRÁULICO (FRACKING)


Fonte: Google
Este artigo traz à discussão a exploração de combustível fóssil por uma tecnologia, cuja utilização em alguns países vem sendo questionada por parcelas de população e entidades ambientalistas segundo noticiário da Internet.
Trata-se da tecnologia denominada de fraturamento hidráulico ou fracking, em inglês, usada para fraturar uma rocha sedimentar (xisto), disponível em várias partes da Terra, para extração de gás natural. Esse tema está na agenda de debates de entidades ambientalistas devido a sua possível aplicação no Brasil. Há preocupação de que se confirme a hipótese de contaminação e poluição dos recursos naturais, sobretudo a água subterrânea, entre outros riscos associados ao processo de extração do produto. 
Nesse caso, por precaução, se faz necessário a instalação de um amplo debate prévio entre a sociedade, os cientistas, técnicos do governo e demais estudiosos desse tecnologia para avaliar os riscos e solucionar eventuais efeitos negativos ao meio ambiente, ou, se for o caso, não permitir o seu uso.
Sabe-se que o ponto de partida para a discussão já foi dado a algum tempo atrás por ambientalistas e profissionais das geociências, inclusive geógrafos, das Ciências Jurídicas e Sociais e também do Jornalismo voltado para a Economia.

Deixe um comentário justificando seu posicionamento sobre o uso ou não dessa tecnologia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário