domingo, 10 de julho de 2016

COMPETÊNCIA PARA REALIZAR ESTUDOS GEOECONÔMICOS

Resultado de imagem para imagens sobre geoeconomia
Fonte: Google

Os estudos e pesquisas de caráter geoeconômico são atribuídos ao geógrafo brasileiro pelo inciso I, do artigo 3º, da Lei 6.664/1979 que regulamentou a sua profissão. 

Divulgar a competência do geógrafo para desempenhar este mister se faz necessário porque, de modo geral, ela é pouco conhecida no segmento de mercado de sua aplicação, cujo fato induz sua ocupação por outros profissionais.

Como não bastasse, para realizar uma pesquisa com o enfoque geoeconômico o profissional necessita, ao mesmo tempo, de conhecimento da Economia e da Geografia e vice-versa, ou seja, do viés de análise do geógrafo. 

Porém, o fato de, muitas vezes, outros profissionais não utilizarem esses dois ramos científicos de maneira interdisciplinar, pode resultar em estudos incompletos e, portanto, de baixa resolução do seu objeto em prejuízo do interesse dos usuários.

Essa dedução baseia-se num trecho do trabalho de Regina Salvador, do Departamento de Geografia e Planejamento Regional da Universidade Nova de Lisboa, Portugal que diz: “por muito tempo, os caminhos da produção geográfica e da ciência econômica correram em separado”.

Portanto, é correto afirmar que a qualidade de um estudo geoeconômico não pode prescindir dos métodos de cálculo da economia associados aos métodos de análise do espaço da geografia, e vice-versa. Ainda mais quando se tratar de localização espacial das atividades produtivas e dos fixos (infraestrutura) e fluxos econômicos (bens móveis) em que a inter-relação dos dados são imprescindíveis. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário