sexta-feira, 29 de julho de 2016

GEOGRAFIA DOS JOGOS OLÍMPICOS

Resultado de imagem para imagens sobre os jogos olimpicos no rio de janeiro em 2016
Fonte: Google
 
O título Geografia dos Jogos Olímpicos que encabeça este artigo refere-se à identificação e localização de fatos motivados pelas atividades esportivas agrupadas neste evento que hoje abarca a quase totalidade do espaço geográfico mundial civilizado.
 
O noticiário jornalístico recente (link abaixo) divulgou dados que fundamentam a Geografia dos Jogos Olímpicos descrita resumidamente conforme segue:
 
1) Os Jogos Olímpicos são considerados a materialização da vontade de Pierre de Coubertin de tornar as atividades esportivas como ferramenta para a educação. Todavia, afirma-se que a transformação dos Jogos de um modelo restrito ao amadorismo para um mega evento profissional não consegue efetivar, de modo amplo e adequado, o uso educativo pretendido por Coubertin.
 
2) O Comitê Olímpico Internacional funciona desde 1894 tendo a primeira edição dos Jogos o ano de 1896 em que participaram 14 países. Em 2016 deverão estar no Rio de Janeiro, Brasil, mais de 10 mil atletas representando cerca de 200 países. Há também uma novidade: participarão atletas sob a bandeira olímpica e não de países.
 
3) Até a década de 1950 a continuidade dos eventos esportivos dessa natureza  se deu graças aos seus abnegados.
 
4) Até então, tanto na forma de participação como na de organização predominavam o amadorismo cujo modelo teria sido abolido desde 1980 quando passaria a ter caráter estritamente profissional.
 
5) Há registro de desclassificações de competidores em virtude de se valerem de comportamentos incorretos para triunfarem nas provas, inclusive com uso de meios incorretos para melhorar o desempenho do atleta infrator da norma.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário