sexta-feira, 30 de junho de 2017

INCÊNDIO EM PORTUGAL E AS POLÍTICAS DE RESILIÊNCIA DAS CIDADES


Bombeiros combatem fogo em incêndio de grandes proporções em Portugal, neste domingo (18) (Foto: Rafael Marchante/Reuters)
Fonte: G1
Inicialmente se faz necessário caracterizar a geografia de Pedrógão Grande, Portugal, enquanto local do incêndio de grandes proporções registrado neste mês de junho, cuja repercussão priorizou a agenda de órgãos de comunicação em várias partes do mundo. 
Trata-se é uma cidade do distrito de Leiria (região central de Portugal) distante cerca de 200 km de Lisboa, a capital do país. Nessa região está "a maior mancha florestal da Europa, onde predominam pinheiros, eucaliptos, acácias e oliveiras que assumem grande importância na economia local" (WIKIPÉDIA, 2017).
Como noticiado a catástrofe além de acarretar prejuízos econômicos e patrimoniais de natureza socioespacial de grande monta, lamentavelmente vitimou dezenas de pessoas. 
Os danos da tragédia poderiam ser maiores não fossem os imensos esforços da comunidade e do governo português, assim como dos países que compartilharam seus recursos humanos e materiais visando conter a propagação do fogo.
Ressalta-se que a causa e o efeito dessa terrível catástrofe constitui motivo de alerta às comunidades, instituições e empresas não só de Portugal, mas também de outras partes do mundo para que se reavaliem as suas políticas de resiliência. E, principalmente aquelas relacionadas às áreas vulneráveis, e/ou de risco, a incêndios de ignição associada ao uso e a ocupação do solo por atividades socioeconômicas muitas vezes impróprias a determinadas regiões. 
Também é fundamental verificar as condições de resiliência dos municípios ao enfrentamento desse fenômeno em particular. Nesse caso, um bom começo é a implantação ou aperfeiçoamento de planos e projetos como, por exemplo, de educação ambiental sobre atos que originam os incêndios e sua prevenção, e os que apoiam e estruturam o órgão de Defesa Civil desde o âmbito nacional ao local.
Por oportuno esta página WEB lamenta a ocorrência da citada catástrofe e solidariza com o sentimento das famílias afetadas.

Saiba mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário