sábado, 13 de agosto de 2016

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DE ELETRÔNICOS DA RUA SANTA IFIGÊNIA EM SÃO PAULO, BRASIL


Fonte: Vieira, E.A. (2016)

Rua dos eletrônicos é como u'a parte expressiva das pessoas se refere à Rua Santa Ifigênia, localizada no distrito da República, região central da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Ela integra o espaço geoeconômico de uma região de 45 quadras e ostenta o título de segundo maior polo mundial do comércio eletrônico (o 1º é na cidade de Tóquio, capital do Japão). 

Constituído de 15.000 firmas comerciais este polo representa a maior densidade de empresas por metro quadrado do Brasil, as quais são especializadas na venda de inúmeros produtos de diferentes marcas e modelos. Entres eles enumeram-se: computador, tablet, câmera, videogame, celular, GPS, gravador, som automotivo, instrumentos musicais etc., tanto na forma de produtos completos como de partes (componentes).

Em razão de possuir essas importantes qualificações empresariais o autor deste post atribui a esse aglomerado de comerciantes a denominação de arranjo produtivo local (APL) que, em regra, se utiliza para designar um aglomerado de empresas industriais portador de igual perfil. 

A iniciativa se justifica porque se trata de um gigantesco grupo de empresas de um único ramo de negócios, localizado num mesmo espaço e atuando nos moldes da complementaridade na oferta de produtos.

Essa iniciativa visa contribuir com os empresários do setor no fornecimento de uma ferramenta de gestão para sua expansão e desenvolvimento que é a de APL. Ela pressupõe a atuação mercadológica das empresas por meio do levantamento das deficiências e potencialidades e propositura de medidas de solução para o ramo, inclusive com o apoio de instituições de várias modalidades de fomento.

Portanto, cabe ressaltar que a expressividade social e econômica do comércio de produtos eletrônicos da região da Rua Santa Ifigênia pede a oficialização de seu APL informal. A confirmação dessa medida facilitará a concretização de toda a horizontalidade e verticalidade do potencial de negócios, da capacidade de geração de empregos, renda e tributos deste APL à geoeconomia da capital paulista e do Brasil.

SAIBA MAIS:

http://www.anpuhsp.org.br/sp/downloads/CD%20XIX/PDF/Autores%20e%20Artigos/Senia%20Bastos.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário