domingo, 21 de fevereiro de 2016

EFEITOS DO AGUACEIRO NA GEOGRAFIA DO LUGAR DE SUA OCORRÊNCIA


Resultado de imagem para O AGUACEIRO E SEUS EFEITOS NAS CIDADES
Fonte: Google

No dicionário Léxico a palavra aguaceiro quer dizer chuva forte e passageira também denominada chuvarada pelas pessoas mais simples ou de gerações anteriores a atual. Sua causa geralmente é a descarga, na forma de chuva, de nuvens carregadas de umidade em dias de muito calor. Elas são formadas por meio da evaporação que caracteriza uma das etapas do vai e vem continuado da água da terra para a atmosfera. Seu efeito é variável e depende muito da geografia do lugar onde as nuvens são formadas ou para onde são levadas pelas correntes de vento. Quando elas são descarregadas em áreas rurais desprotegidas de vegetação de árvores e com solo mal usado e conservado os danos são de grande monta. Igualmente se o despejo de suas águas acontece nas áreas urbanas em que a rede de galerias inexiste ou é inadequada seus efeitos na forma de estrago e desconforto quase sempre são grandes.

Essa argumentação se comprova pela situação constatada no dia 27/3/2015, na região do Jardim São José e da Avenida Maurilio Biagi em Ribeirão Preto/SP, Brasil, que margeia o córrego Retiro Saudoso na zona sudeste da cidade. 

Nessa região o sistema de galerias de água de chuva não atende adequadamente a necessidade. Durante as chuvas fortes a via permanece quase toda tomada pelas águas represadas devido às deficiências construtivas da pista e, principalmente pela falta de bueiros e tubulações de escoamento delas. 

Nesse caso a segurança das pessoas e dos veículos que por ali transitam fica comprometida, fato que não é incomum nas cidades da região. 

Assim sendo recomenda-se aos responsáveis das administrações municipais sejam mapeados seus aguaceiros assim como o planejamento e a execução das suas soluções no período da seca que advirá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário