domingo, 21 de fevereiro de 2016

FATOR DE PERIGO NO SISTEMA VIÁRIO


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Fonte: Google

Além de lama existem vários fatores de perigo de acidente para os usuários motorizados de uma estrada como, por exemplo, as relacionadas à construção e/ou manutenção da pista, ladeira íngreme, curva fechada, lombadas, sinalização, condições de visibilidade, limite de velocidade etc. Há também os fatores de perigo ligados às questões climáticas como a chuva ou pista molhada, neblina, nebulosidade, rajadas repentinas e fortes de vento etc. Quando essas condições não oferecem segurança, as vias em que incidem se constituem as chamadas “estradas da morte”, onde os índices de acidentes são considerados muito alto, inclusive com registros de perdas de vida de usuários.

No caso da lama na beira da estrada o perigo está no fato de haver possibilidade dela escorrer e adentrar a pista tornando-a escorregadia e por efeito sujeita a derrapagens que podem levar ao descontrole do veículo, principalmente por causa da velocidade que desenvolve no trecho de contato com o material citado.

Ressalte-se que não é incomum a presença de lama em acostamento e até mesmo no leito carroçável de estradas e rodovias brasileiras submetendo os usuários a riscos de perigo. 

Na hipótese de o fenômeno instalar-se em trecho do final da descida da estrada ou rodovia aonde geralmente os veículos tendem a continuar a velocidade, nem sempre inferior a aplicada no trecho de decida, podem ocorrer acidentes fatais. 

Nesse caso não basta sinalizar o local, visto que nesta estação de verão tem-se por hipótese a ocorrência de pancadas muito fortes de chuva, principalmente de fim de tarde, em que o fluxo de escorrimento de lama pode aumentar e adentrar a pista repentinamente e causar acidentes.

A solução mais adequada é diagnosticar a origem da lama e adotar as medidas de solução que podem se dar por meio da construção de diques de proteção, adequação de taludes, plantio de grama, dispositivos de retenção de água de chuva, entre outros que a geografia do lugar exigir. 

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