domingo, 28 de fevereiro de 2016

FALHAS NAS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE URBANA


Resultado de imagem para IMAGENS SOBRE FALHAS NAS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE URBANA
Fonte: Google

Realizou-se uma pesquisa de campo, em abril de 2015, sobre as condições de trânsito de veículos e pedestres nas vias públicas de quatro cidades do interior do Estado de São Paulo. 

O método empregado foi o da observação e da pergunta sobre as deficiências do sistema viário urbano aos usuários, abordados nas ruas, na faixa etária de 30 a 45 anos.

Os entrevistados apontaram as seguintes falhas: 1) gargalo ou perigo de acidente nas interseções de rodovias em trecho de cidade; 2) a fluidez do trânsito em alguns bairros e suas interligações depende de desapropriações caras; 3) falta de construção, adequação ou manutenção de pontes e passarelas; 4) trânsito intenso e lento em horário de pico em alguns acessos de áreas centrais; 5) inadequação da localização ou do dispositivo de controle de tempo de semáforos entre mãos de direção; 6) vagas de estacionamento insuficiente nas ruas centrais e transversais a elas; 7) falta de regulamentação ou fiscalização do uso do solo no entorno dos eixos viários quanto aos empreendimentos de adensamento de tráfego (escolas, supermercados, igrejas, clubes, firmas com movimentação de carga entre outros); 8) falta ou inadequação técnica de rampas para portadores de necessidades especiais - PNE, como cadeirantes e deficientes visuais; 9) passeios obstruídos, irregulares (sem pavimento ou esburacado), com largura fora dos padrões técnicos, materiais obstruindo a passagem; uso como extensão da área de vendas de lojas, bares e restaurantes; 10) fechamento de condomínios avançando sobre o logradouro público; 11) tapumes de obras interrompendo a passagem; 12) falta ou inadequação da infra-estrutura de drenagem (água de chuva) danificando vias e aumentando custo de manutenção; 13) hierarquia viária desatualizada ou inexistente; 14) vias que não possuem medidas descritas no cadastro municipal; 15) falta ou inadequação de ciclovias, 16) poucos horários ou impontualidade no transporte coletivo intermunicipal; 17) falta de segurança para os pedestres; 18) falta ou deficiência na sinalização das ruas e das regiões da cidade; 19) pavimento de construção frágil operando com precariedade e falta de manutenção preventiva; 20) operação tapa buracos executada fora do rigor técnico e, por efeito, de baixa durabilidade.

Portanto, essas 20 dicas servem de contribuição à reflexão para os munícipes e os administradores públicos interessados na melhoria da mobilidade nas suas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário