domingo, 21 de fevereiro de 2016

FALTA DE POLÍTICA PARA O RESÍDUO E REJEITO DOMICILIAR

Resultado de imagem para POLITICA PÚBLICA E POLÍTICA DE GOVERNO
Fonte: Google

Sabe-se que a política pública é a discussão e aprovação de atividades necessárias para uma área de interesse da população que se transforma num compromisso a ser cumprido pelo Poder Público de modo permanente.

Ela difere da política de governo que são atividades programadas para serem aplicadas por um governante durante o seu mandato, também chamadas de promessas de campanha eleitoral que podem ser interrompidas pelo próximo governante.

A política pública tem a vantagem de ser elaborada, discutida e aprovada com a participação da população e tornar-se uma lei que obriga sua execução. Mas a aplicação da política de governo depende exclusivamente da seriedade e da boa vontade do governante. 

No entanto, um governo comprometido com a população resolve os problemas independentemente de se enquadrarem naquela ou nesta política, visto que, importa-lhe o resultado e a satisfação dos cidadãos.

Não obstante, há também uma forma de se encarar um problema público: não dar-lhe prioridade. 

Entre outros fatos que não tem sido alvo de prioridade é exemplar a presença de catadores de resíduos nas vias públicas fazendo a garimpagem de materiais recicláveis diretamente nas sacolas de lixo.

Esse fato comprova a falta de prioridade do município em implantar um serviço de educação ambiental de separação para reciclagem e coleta seletiva adequado ao porte da cidade, inclusive em apoio aos catadores autônomos ou vinculados às cooperativas de trabalho.

Esse comportamento das Prefeituras provoca consequências ilegais e negativas: descumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, encarecimento dos custos da coleta terceirizada pela destinação indevida de recicláveis para aterramento e eliminação de uma alternativa de baixo custo de gerar ocupação e renda para famílias em situação de risco social, e cuidar do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário