domingo, 17 de abril de 2016

CRISE DE GOVERNO E CARESTIA

Resultado de imagem para IMAGENS DE CARESTIA DE PREÇOS DE ALIMENTOS
Fonte: Google
A hipótese de alguns especialistas em assuntos ligados à economia para a falta de credibilidade do governo federal, às vezes, se baseia no argumento de que ele gasta mal o dinheiro que arrecada.

Todavia, conforme pode ser comprovado nos temas divulgados na televisão, nos jornais e nas revistas o descrédito vivido pelo governo também tem ramificação na esfera política partidária e judiciária.

Enquanto se busca uma solução para essas questões, o fato é que o agravamento da crise fez aumentar o sofrimento da população e dos segmentos produtivos do país. 


Os efeitos do aprofundamento da crise manifestam-se principalmente nas incertezas da economia e no desemprego. Também repercutem na alta dos preços, como, por exemplo, de alimentos, combustíveis, tarifas de serviços e tributos, e, consequentemente, do custo de vida.

Portanto, no que respeita à carestia dos alimentos, por exemplo, é oportuno registrar algumas estratégias desse articulista para reduzir seu impacto no orçamento doméstico.

Uma delas é ir às compras com uma lista prévia dos produtos e a outra é pesquisar os preços em várias lojas antes de comprar. 

A ideia é não se deixar atrair por produtos supérfluos, mas levar para casa o essencial além de garantir a compra pelo menor preço, sem, contudo, desprezar a avaliação do custo benefício.

O uso dessas estratégias se justifica no trabalho realizado por este articulista no dia 23 deste mês em que se pesquisaram os preços de cinco produtos em três supermercados de Cravinhos, SP, Brasil. 

Nele se constatou que a variação entre o menor e o maior preço foi: mamão papaia, 11%; banana prata, 14%; batata lavada tipo inglesa, 52%, tomate rasteiro e outro, 60% e laranja pera de média a graúda, 134%. 

Vale dizer que a oscilação de preços é comum no varejo e representa mais um motivo para o consumidor pesquisar o mercado antes de comprar.

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário