quinta-feira, 21 de abril de 2016

GEÓGRAFO E MODAIS DE TRANSPORTE

Resultado de imagem para geografia dos transportes
Fonte: Google
A Geografia dos Transportes tem como objeto o estudo do espaço terrestre enquanto base do sistema viário utilizado para os fluxos de mercadorias, pessoas, informações, dinheiro entre outros bens sociais.

Em outras palavras se trata de um campo científico que se preocupa com a busca de solução ou aperfeiçoamento dos fatos que contribuem ou prejudicam esses fluxos em suas inter-relações.

Quando se fala de modais de transporte, por exemplo, se refere resumidamente aos meios de transporte disponíveis numa cidade, região, ou país para suprir as demandas socioespaciais.

Cumpre dizer que as falhas dos modais citados estão presentes não só nas grandes, mas também nas pequenas e médias aglomerações humanas pelo fato de não se priorizar a cultura de seu planejamento.

A propósito, a Geografia dos Transportes se interessa por dois aspectos muito importantes dos modais de transporte: (i) a adequação das infraestruturas, equipamentos e veículos em relação ao bom funcionamento dos fluxos entre a origem e o destino das coisas e pessoas; e (ii) a segurança e a conformação das vias para evitar os conflitos entre os usuários e acidentes.

Para garantir a eficácia no desempenho dessa missão os geógrafos especializados nessa área, muitas vezes, estabelecem articulações com as Ciências Jurídicas, Engenharia, a Ciência Política etc.

Portanto, esse profissional está apto a diagnosticar e propor soluções para as questões decorrentes da deficiência de funcionamento da estrutura espacial dos meios de transportes nas diversas escalas.

Leia mais:

http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_TN_STP_157_915_20750.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário