sábado, 9 de abril de 2016

GEÓGRAFOS E GEOECONOMIA

Resultado de imagem para geógrafo e geoeconomia
Fonte: Google
Os profissionais geógrafos estão habilitados a atuar na área da economia na proposição de soluções para problemas originados na inter relação da geografia (física e humana) com o sistema de produção e consumo e vice-versa. 

Eles avaliam os potenciais econômicos por meio das condições geográficas de municípios, estados, países e micro ou macro regiões, assim como de empresas.

Afinal, a dinâmica desses fatores é influenciada pelas especificidades dos recursos físicos, culturais, humanos e ambientais de cada gleba rural ou espaço urbano, industrial ou de prestação de serviços. 

O argumento citado se justifica porque a quase totalidade da superfície terrestre é constituída pela síntese geoeconômica e suas diversificadas características.

Portanto, a gestão espacial de políticas públicas ou privadas (infraestrutura, serviços públicos; expansão comercial, industrial e de serviços etc.) depende, sobretudo, da resolução de questões geoeconômicas.

Desse modo, a intervenção do geógrafo se torna ainda mais importante para a tomada de decisão de políticos, gestores, empresários e demais lideranças.

Um exemplo é a notícia de que a Alemanha, China, Estados Unidos e Rússia, miram cada vez mais as brechas geoeconômicas do Brasil, porque cresce a dificuldade de eles valorizarem seus capitais no mercado interno. 

Assim, o noticiário confirma que esses países pretendem aumentar seus negócios nos setores de petróleo, eletricidade, água potável, banco, educação e saúde, cuja regulação e operação interna se faz por empresas nacionais e pelo governo do Brasil.

Diante desse cenário não é errado dizer que uma decisão geoeconômica para se manter a soberania brasileira nessas áreas é  combater a corrupção e a má gestão do orçamento público. E, ao mesmo tempo, reduzir a inflação, gerar poupança, melhorar a eficiência dos serviços prestados, e estimular a criação e o crescimento das empresas brasileiras.

Links recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário