quinta-feira, 21 de abril de 2016

JOGAR DETRITO NO QUINTAL ALHEIO

Resultado de imagem para imagens de arremesso de lixo para o quintal do vizinho
Fonte: Google
Este artigo se justifica pelo fato de se observar uma crescente falta de respeito entre vizinhos numa parcela da população das cidades. Essa constatação se evidenciou depois da postagem,neste blog, do artigo "horta caseira" que teve boa repercussão perante os leitores e leitoras desta coluna.

Os elogios vieram de pessoas que não perderam o hábito saudável de cultivar e colher verduras, legumes e temperos frescos e não contaminados por produtos químicos, muitas vezes impróprios, e venenos em seus canteiros.

Além disso, esse articulista recebeu convite para visitar algumas hortas caseiras nas cidades de Cravinhos e Serra Azul, ambas na região Nordeste do Estado de São Paulo, Brasil. 

Durante a visita num desses quintais, todavia, o seu proprietário revelou um fato comprovador da falta de compromisso de algumas pessoas com a política da boa vizinhança e as boas práticas ambientais.

A horta visitada tinha abobrinha, almeirão, cheiro verde, hortelã, couve e chicória e limão cravo que estão sendo colhidos pela família do proprietário. Até aqui não há nada anormal.

O fato digno de divulgação é que alguns vizinhos dessa horta jogavam fezes de cães e até aves mortas no quintal apesar de ali ter sido plantadas as verduras e os legumes antes citados. E pasmem: num dos dias em que o proprietário estava regando os canteiros um monte de fezes arremessadas de um dos vizinhos quase o atingiu. Neste momento houve uma reação imediata. Por meio de voz alta o dono da horta, quase atingido, pediu para que o infrator não repetisse esse hábito errado. Felizmente prevaleceu o lado sensato do vizinho: não repetiu o ato inadequado à boa vizinhança e a qualidade ambiental.

Diante disso é inacreditável que existam pessoas habituadas a práticas incorretas quando o trabalho escolar e os meios de comunicação orientam sobre as consequências  que elas ocasionam. 

Afinal de contas não se justifica jogar detritos em quintal alheio porque a sua destinação errada de produz mau cheiro, atrai baratas, caramujos, escorpiões, moscas, ratos etc. E, esses transmissores de doenças que passam a incomodar não só a casa em que o vizinho incivilizado arremessou seu lixo, mas todas as casas do entorno, inclusive a do infrator citado.

Leia mais:

https://jus.com.br/duvidas/119960/vizinho-que-joga-lixo-no-quintal-alheio

Nenhum comentário:

Postar um comentário